CONTACTO

fale CONNOSCO

O Seminário Missionário Padre Dehon nasceu no Porto a 19 de outubro de 1958, mas tem as suas raízes em Aveiro, na Casa do Sagrado Coração, onde atualmente funciona o Noviciado da Congregação, em Portugal.

 

Em 1961 começaram as obras de ampliação do Seminário que, com o passar do tempo, voltou a ser novamente exíguo para o bom cumprimento da sua missão. Depois de aturadas buscas, a Congregação comprou a Quinta da Portelinha, em Fânzeres (Gondomar), e aí iniciaram-se as obras de construção do novo e moderno edifício do Seminário Missionário Padre Dehon. Em outubro de 1968 entraram no novo edifício os primeiros alunos transferidos do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Águas Santas (Ermesinde), e os do 1º ciclo do Seminário da Boavista. Mais tarde, em 1971, para lá se transferiram também os restantes seminaristas que estavam na Boavista. O novo Seminário Missionário Padre Dehon foi inaugurado e benzido por D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, a 4 de julho de 1971, coincidindo com a Ordenação Presbiteral de quatro religiosos Dehonianos.

 

Para além da formação dos seminaristas e da pastoral vocacional, a Comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon tem a seu cargo a Obra ABC e presta um valioso contributo pastoral às paróquias, capelanias e comunidades religiosas vizinhas. Desde 21 de setembro de 2008 que a Paróquia de Fânzeres, onde se situa o Seminário, está confiada a um dos membros da Comunidade do Seminário.

Rua Padre Dehon, 101

4435-371 Rio Tinto

Portugal

HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES*
segunda a sexta: 8h
sábado: 16h e 19h
domingo: 9h e 11h
*o horário das celebrações pode ser alterado consoante as indicações da DGS

Obrigado pelo envio!